Associação Caatinga

A Associação Caatinga foi criada em Fortaleza – Ceará, em outubro de 1998, com o apoio do Fundo para Conservação da Caatinga, para a proteção da carnaúba. É uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e cadastrada no Cadastro Nacional de Entidades Ambientalistas (CNEA), com a missão de promover a conservação das terras, florestas e águas da Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, para garantir a permanência de todas as suas formas de vida. Esse é o compromisso que faz a Associação Caatinga desenvolver projetos de conservação de áreas naturais, restauração florestal e recuperação de nascentes, bem como um trabalho ativo na disseminação de tecnologias sustentáveis pelo semiárido e na educação ambiental, voltado para o apoio à pesquisa e formulação de políticas públicas ambientais.
Pautada no objetivo de promover a conservação e a valorização do bioma Caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro, a entidade busca desenvolver ações de educação ambiental, promoção de tecnologia sustentável e investimento social na cadeia produtiva da carnaúba. A Carnaúba é considerada a árvore da vida pela sua importância ambiental, econômica e social, estando inclusive presente no brasão dos estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte, o que chancela a importância desta palmeira nativa da Caatinga.

No Ceará a cera de carnaúba representa um dos principais itens de exportação, gerando oportunidades para comunidades rurais que encontram na atividade extrativista da cera a possibilidade de geração de renda em um período crítico do ano, o segundo semestre, período em que não há concentração de chuvas para que os agricultores possam se dedicar às culturas. O extrativismo na cadeia produtiva da Carnaúba é uma atividade secular que ainda carece de melhorias nas relações de trabalho, no manejo dos carnaubais, incremento de tecnologias que possibilitem aumentar a produtividade. Assim, a Palm Tree apoia o desenvolvimento de atividades da Associação Caatinga em prol do beneficiamento sustentável desta matéria-prima.

A Palmtree destina 3% do faturamento para o desenvolvimento de projetos socioambientais executados pela Associação Caatinga. Além disso, as sementes de espécies nativas do Bioma Caatinga são adquiridas de comunidades rurais situadas no entorno da Reserva Natural Serra das Almas, uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) situada nos municípios de Crateús (CE) e Buriti dos Montes (PI), gerando renda para estas comunidades.

Saiba mais:  https://www.acaatinga.org.br/